sábado, 11 de setembro de 2010

10-09-10 – Porto

Levantamos cedo, nos arrumamos e fomos tomar café que, por ter atrasado a abertura, acabou nos atrasando também. Tomamos café com os brasileiros que conhecemos ontem no final do dia. A Roseane, a Juliana (ambas de Minas) e o Juca (natural de Campo Grande, residente em Floripa) estão aqui para ficar 1 ano, chegaram estes dias e estão fazendo um intercâmbio entre a Universidade deles e a daqui do Porto. Também conhecemos o Tadeu, que acabou de fazer pela segunda vez o Caminho de Santiago de Compostela.

Abaixo os brasileiros reunidos esperando a abertura do café
Algumas fotos do Albergue que ficamos aqui em Porto
Recepção
Sala de Estar e de Jogos
Vista da Sala comum

Cozinha
Refeitório
Brasileirada tomando café da manhã - nós com a Rô, a Ju e o Juca

Em seguida, fomos para o Centro Histórico do Porto, onde, logo que saímos do ônibus, conhecemos um guardinha muito gente boa. Nos deu todas as dicas turísticas necessárias para conhecermos bem o que queríamos.

Visitamos a Igreja e Torre dos Clérigos, com uma vista bastante ampla e bonita da cidade.

Ao descer, fomos numa Livraria que é considerada a mais bonita do Mundo (até havia recebido um e-mail com fotos dela há um tempo atrás) e de fato, é maravilhosa! Mesmo que não seja enorme, cada detalhe compõe uma harmonia arquitetônica e de decoração encantadores.

De lá, fomos à Praça da Liberdade, onde vimos uns prédios bem bonitos.
No cavalo está D. Pedro I (que aqui eles conhecem como D. Pedro IV)
Seguimos para a Estação de São Bento, de onde as pessoas pegam os trens que abastecem a cidade.

Fomos para a Catedral da Sé e Pelourinho.
Atravessamos a Ponte D. Luís I (onde a Malu dançou o “Ah Muleque” do Pânico... hahaha). Desta ponte avista-se o Rio D’Ouro. Depois descemos pelo Funicular até o Bairro da Ribeira, onde tomamos um Suco de Laranja muito gostoso e comemos um sanduiche de Bolinho de Bacalhau. Fizemos amizade com o Garçom, que já foi ao Brasil a estudos. Ele se chama Celso e tem esta Vespinha de 1969.

Funicular

A Vespinha do nosso amigo Celso

Dali fomos para o Palácio da Bolsa (não, não é bolsa de acessório, é da antiga Bolsa de Valores que havia aqui na cidade, hoje há ali a Associação Comercial do Porto, que também abre suas portas para visitação guiada, além de disponibilizar suas lindas salas para locações para eventos). Este atrativo realmente valeu a pena, mesmo que não se possa tirar fotos ou filmar seu interior. Cada detalhe de cada sala é impressionante! E o Salão Árabe é ainda mais fantástico, indiscritível!!!

De lá viemos pro Albergue e fomos comer um Bacalhau num restaurante que tem aqui perto.
O Bacalhau com natas estava ótimo!!!

Agora vamos nos ajeitar pra dormir cedo, pois amanhã de manhãzinha embarcamos para Londres.
Maaas, antes tiramos uma foto com nossa mais nova amiga e companheira de quarto, a Raquel, uma portuguesa de Vizeu que veio ao Porto para uma Audição de um programa de TV que mistura tipo um BBB com Ídolos. Estamos na torcida por ela. Boa Sorte Raquel!!!

E para finalizar a parte portuguesa...

Obrigada Portugal e portugueses pela bela estadia que tivemos aqui.
Em homenagem à este povo tão acolhedor e hospitaleiro, colocamos o galinho que é símbolo desta terrinha abençoada.