sexta-feira, 8 de outubro de 2010

05-10-10 - Zurique

Acordamos, tomamos café da manhã no albergue (ótimo, por sinal, assim como todo o albergue), deixamos nossas coisas na recepção e saimos para conhecer a Universidade, que além de ser antiga é onde se tem uma vista legalzinha da cidade. No entanto, não pudemos apreciar muito já q o dia estava fechado. De lá passamos numa lojinha para comprar chocolates e em outra para comprar souvenir.

Fotos do Albergue...

E da Universidade...

Voltamos para o hostel, descansamos um pouco enquanto conversávamos com mais um brasileiro e fomos para a Estação pegar nosso trem para Milão, onde pegariamos outro até Roma, devendo chegar na capital italiana até às 23hs... Porém, ao verificar o portão de embarque de nosso trem que partiria de Zurique para Milão, verificamos que este já iria chegar atrasado... Embarcamos e ficamos na torcida de que tudo desse certo já que tínhamos pouco tempo para trocar deste para o trem que iria para Roma... (o atraso inicial do trem era de 10 minutos e nosso prazo para trocar era de 25 minutos... até então tudo bem...)

Na viagem, a Maluzinha já começou a praticar seu italiano com um ragazzo que sentou ao seu lado. Falamos com o bilheteiro sobre atraso para saber o que faríamos e ele disse que pediria para ver se conseguiam diminuir o atraso, que já estava em 20 minutos, além de avisar o trem que pegariamos que estavamos atrasadaspor conta deste. Além disso, já conferimos se haveria outro e ele disse que o próximo (não sendo o nosso) seria às 19h40. Tudo certo, ficamos na porta do trem, esperando a chegada para sairmos por primeiro, pois assim que este chegou, saimos como duas loucas, correndo, com toda a bagagem.

Já havíamos perdido o trem das 19h15, e o das 19h40 estava no portão de embarque do lado do nosso... Mas ficamos receosas de entrar sem ter a reserva do bilhete (normalmente necessária para quem usa o global pass como nós temos feito). Assim, correndaço, fomos atrás da reserva do trem de 19h40 e ao conseguir ser atendidas, o moço falou que só precisávamos carimbar a reserva do trem que era das 19h15, mas isso deveria ser feito em outro local... fomos correndo lá, no caminho vimos que nosso trem ainda estava ali... e avontade de entrar sem o carimbo? imensa... não entramos, fomos atrás do carimbo. Nisso, ao chegar no local indicado, uma demora pra conseguir ser atendidas, quando olho, não via mais o trem... perdemos este também... ruim? quase nada... se tivesse outro logo em seguida... mas este era o último que partiria direto pra Roma. Ainda poderíamos ir porém chegaríamos somente pela manhã do dia seguinte... quando era pra chegarmos às 23hs da noite daquele dia, dormir no albergue e tudo mais...

ÓDIOOO!!! RAIVA! FRUSTRAÇÃO! CANSEIRA! Tudo junto e misturado... Vontade de fugir, de chorar, de bater nestes carcamanos que informam tudo errado e que nos deixam como baratas tontas...

Voltamos na cabine de reserva de tickets pra ver o que faríamos, se havia alguma outra opção e tinhamos duas: pegar o trem direto até Roma que saia por volta das 23h30 e chegava às 07h30 ou ir para Verona e de lá pegar um às 23h35 que chegava em Roma as 06h05. Boa boa boa, nsenhuma opção era, mas era o que tinhapro momento... Decidimos pela segunda opção e a partir dai a aventura começou...

Ae até Zurique todos os trens que havíamos pego eram bons, confortáveis e relativamente modernos e limpos, os que pegamos na Itália descambaram totalmente o nível... Infelizmente a coisa é uma zona federal! A começar o trem de Milão para Verona que era completamente velho, todo pixado, com aroma ambiente de urina, quando não variava para coisas piores... Se fosse só isso, até que tudo bem... mas o povo que entrou naquele vagão em que estávamos era o mais estranho possível... peloamooordedeeeus!!! Mas achávamos que isso era por que era um trem de curta distancia e tal... Chegamos em Verona e nos direcionamos para a plataforma de embarque do trem seguinte que partiria somente às 23h35. Tinhamos mais de uma hora de espera e ali ficamos... Este trem também chegou atrasado e enquanto esperávamos por sua chegada só olhavamos o povão esquisito que iria adentrar no mesmo trem... Aiaiai... E íamos ficar a noite toda ali... Medinho... que só aumentou quando vimos o trem que chegou. Até achamos que poderia não ser o nosso, mas ERA! Um trem mais antigo que o anterior, todo surradão. Nossa cabine era no primeiro vagão e achávamos que iria ficar logo no início da plataforma, porém, ele ficou ao contrário e dalhe nós duas com nossas malas correndo pro outro lado... Uma confusão! Checamos com um bilheteiro que estava ali fora e era mesmo aquele nosso trem e nosso vagão. Entramos e achamos nossa cabine e acentos. O trem, assim como o outro, todo sucateado, escuro, sujo, com uma aparência nada animadora para se passar a noite toda. Nosso vagão cheio de gente estranha mas nossa cabine aparentemente não... Nos comunicamos com as três pessoas que já estavam ali e eram todos italianos. Achamos que eram mais normais que a média de todos os que avistamos antes... Achamos que tínhamos dado sorte... hehehe

Numa cabine de seis pessoas, somente um acento estava vazio na partida de Verona, o que ficava do meu lado. Na minha frente a Maluzinha, de um lado dela (na frente do acento vazio) um senhor barrigudinho e do outro lado um rapaz que estava com uma senhora, esta sentada no meu outro lado. Não entendemos até agora qual era a ligação destes últimos dois, se era filho e mãe ou outra coisa qualquer... meio esquisito...

Partiu o trem e me estiquei no acento vazio pra tentar dormir um pouco. A Maluzinha se esticou entre o acento dela e o meu e os dois perto da janela tb tentaram se ajeitar... Mal conseguimos começar a cochilar, numa das primeiras paradas dotrem, entra um indiano e acaba com minha alegria. Sentou-se onde estava vazio até então... Como o resto do povo estava ageitado já, ficou ainda mais difícil me ajeitar... o tiozinho barigudo falou pra eu colocar meus pés do lado dele... achei que ele foi gente boa e coloquei... Mas fiquei meio cabreira pq ele se apoiava na minha perna... Com isso já fiquei mais atenta ainda e a dificuldade pra dormir aumentou... e ainda mais quando o indiano se posicionou pra dormir e me incomodou ainda mais... Entre discussões (em todas as linguas e formas que poderia me expressar, inclusive mímica) com o indiano e a atenção com o velhinho, acabei num dormindo quase nada... Noite péssima!!!

Mas enfim, este ainda num era o último trem que pegaríamos pra chegar onde precisávamos, já que o trem não parava na estação que fica bem próxima ao nosso albergue e onde queríamos descer... Descemos na outra, pegamos outro trem e enfim... final da aventura... chegamos em ROMA!!!

... se "todos os caminhos levam a Roma", quase não os encontramos...
hauhauhauh
ainda bem que, mesmo assim, quem tem boca vai a Roma... e aqui estamos...